quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Como o blog pode contribuir para o Projeto Pedagógico.

Se apropriar desse lugar de interação permanente como os blogs, faz das práticas escolares um movimento contrário às práticas omissas e excludentes que vivenciamos nos espaços educativos hoje. Isso porque, a falta de envolvimento com os tipos de saberes, mesmo de forma equivocada ou tão afoita que nossos alunos buscam ainda é desconsiderada, desprestigiadas e negadas, mesmo quando a escola se propõe a fazer as tais pesquisas sócio antropológicas para ver o perfil desse aluno. Pois, nos deparamos com crianças e adolescentes que a sua maneira manuseia a tecnologia sem o compromisso de apropriar-se para melhorar sua visão de mundo, mas de certa modo já tem algum tipo de acesso.
O perfil que aparece nessas pesquisas trás à tona o que a escola escamoteia, as mazelas que circundam a vida de nossos alunos e que não está inserido no nosso currículo escola, já que deixa de ser um simples fato e assume o lugar de material concreto para construção de uma prática pedagógica que o emancipe na perspectiva de tornar-se sujeito histórico.
Os blogs se bem utilizados podem ajudar a construir projetos pedagógicos significativos repletos de informações reais e que sinalizam tentativas positivas de mudanças nas práxis escolares. Pode somado a outras experiências contribuir com novas idéias e mapear, como outros projetos foram concebidos e de onde partiram para que sua implementação ocorresse e que resultados foram obtidos.
Os projetos pedagógicos devem ter a cara da comunidade escolar. E apresentar esta proposta num blog é no mínimo disponibilizar para o mundo o quanto a utilização dessa ferramenta contribuiu na na resignificação de novas práticas, a partir de um outro olhar educativo.


search?hl=pt-BR&cp=12&gs_id=24&xhr=t&q=projetos+pedagogicos&gs_upl

Nenhum comentário:

Postar um comentário